Pular para o conteúdo principal

Seja livre, use LibreOffice

Muita gente me pergunta "onde eu posso baixar o MS Office sem pagar nada?" (pirataria). Devolvo com uma pergunta "para que você precisa?". As respostas são sempre as mesmas... edição de textos, planilhas, apresentação, etc.

O que eu gostaria que você pensasse é: se você não pode ou não quer pagar, porque não usa uma alternativa gratuita e que pode resolver as suas necessidades de edição de textos, livros, planilhas, apresentação e banco de dados?

Eu diria que todas as pessoas que usam uma suite de escritório pirata tem um problema somente: preguiça. Preguiça de aprender alguma coisa nova, preguiça de procurar uma alternativa, preguiça de instalar, enfim, não estão "a fim de aprender".

Mas para quem está, segue abaixo algumas informações sobre o LibreOffice.

LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre multiplataforma para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns formatos legados que não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo LibreOffice.
O LibreOffice surgiu como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, que, por sua vez, é oriundo do StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems ao adquirir a Star Division em agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo, dando início ao projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

Site: http://pt-br.libreoffice.org/home/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zeitgeist: Moving Forward (2011)

Este documentário mostra o estado do paradigma monetário socioeconômico global, concluindo que precisamos passar para uma economia baseada em recursos. Zeitgeist: Moving Forward é o terceiro da trilogia Zeitgeist de Peter Joseph. O filme foi lançado gratuitamente na Internet em de 26 de janeiro de 2011. Em agosto de 2013, o filme já tinha mais de 21 milhões de visualizações no YouTube. O filme é distribuido em quatro partes. Cada parte é um amálgama de entrevistas, narração e sequências animadas: Parte I: Human Nature Parte II: Social Pathology Parte III: Project Earth Parte IV: Rise Não é um filme "fácil" de assistir. Mas é necessários para nossas reflexões de futuro (e presente também). Assista na Netflix: Assista no Youtube (escolha legenda em português, se preferir):

The Longing (O Desejo)

Em cada coração há um desejo Em cada alma um grito desesperado Para saber se a vida tem algum significado verdadeiro Ou se nós simplesmente vivemos e morremos Prazeres terrestres e posses Deixam o espírito que inunda secar Em cada coração há um desejo Que só Jesus satisfaz Em cada vida tem uma pergunta Há mais que o olho pode ver? E o que nós veremos do eterno Quando o poço dos dias secar? Então nós procuramos com tão poucas descobertas A diferença entre verdade e mentira Enquanto em cada coração há um desejo Que só Jesus satisfaz Mistério em uma encosta O mais puro amor expresso Lábios de culpa choram, me perdoe Naquele momento eu encontrei descanso Então nós procuramos com tão poucas descobertas A diferença entre verdade e mentira Enquanto em cada coração há um desejo Só Jesus satisfaz

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e sorrir e cantar e brincar e dançar e vestir-se com todas as cores e entregar-se a todos os amores experimentando a vida em todos os seus sabores sem preconceito ou pudor Tempo de entusiasmo e de coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso Essa idade, tão fugaz na vida da gente, chama-se presente, e tem apenas a duração do instante que passa ... ... doce pássaro do aqui e agora que quando s...