Pular para o conteúdo principal

Assassinato de Reputações: Um Crime de Estado (o livro)

Vou começar dizendo... leia antes que seja censurado e queimado nas fogueiras da ditadura do PT.

Os jovens e adolescentes de hoje, entre 15 e 25 anos, são as crianças cujos pais ouviram, há 10 anos, o mercador de ilusões dizer que a esperança vencera o medo.

São as gerações que, ao fim e ao cabo, sem esperança e com medo, receberam a conta do Mensalão.

Acabou a época do Amém: bolsa família, IPI do carro reduzido e empréstimos milionários do BNDES degeneraram em nada; e já são incapazes de comprar o silêncio e o inquietante conformismo de quem sempre compraram, nessa ordem: pobres, nova classe média e empresários.


Título: Assassinato de Reputações: Um Crime de Estado
Autor: Romeu Tuma Junior
Editora: Topbooks
Lançamento: 2013
Páginas: 560
 
O ex-secretário nacional de Justiça, empreende aqui uma verdadeira devassa nos métodos postos em prática durante o governo Lula. Com longa experiência em investigação no Brasil e no exterior, e tendo ocupado todos os cargos importantes na Polícia Federal, o autor foi colaborador próximo do pai, Romeu Tuma – respeitado diretor do Dops e senador da República. Neste depoimento, o autor conta o que viu e o que ouviu do pai sobre o convívio com o então sindicalista Lula, preso “especial” no Dops; explica o Assassinato do prefeito Celso Daniel, de cuja investigação participou; analisa em profundidade como funcionaram, na última década, órgãos de segurança institucional como a Polícia Federal e a Abin; mostra as provas do grampo telefônico no STF; revela como são tratados os desafetos políticos e os empresários incômodos ao governo, e qual o objetivo real de operações midiáticas como a Trovão, a Chacal e a Satiagraha, entre muitos outros temas polêmicos. Num relato desassombrado e contundente, Tuma Jr. também desconstrói a campanha de que foi vítima ao se recusar a pôr em prática os métodos nada republicanos de alguns figurões do governo Lula. Os retratos que pinta dos poderosos de plantão são devastadores, e impressionam pelo realismo e pela minúcia de detalhes. Além do precioso arquivo do pai, que conhece profundamente, Romeu Tuma Junior é um metódico arquivista de tudo que viveu e experienciou. Essa singularidade do seu temperamento faz de Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado um livro fundamental para se entender, por dentro, a engrenagem do poder no Brasil dos nossos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zeitgeist: Moving Forward (2011)

Este documentário mostra o estado do paradigma monetário socioeconômico global, concluindo que precisamos passar para uma economia baseada em recursos. Zeitgeist: Moving Forward é o terceiro da trilogia Zeitgeist de Peter Joseph. O filme foi lançado gratuitamente na Internet em de 26 de janeiro de 2011. Em agosto de 2013, o filme já tinha mais de 21 milhões de visualizações no YouTube. O filme é distribuido em quatro partes. Cada parte é um amálgama de entrevistas, narração e sequências animadas: Parte I: Human Nature Parte II: Social Pathology Parte III: Project Earth Parte IV: Rise Não é um filme "fácil" de assistir. Mas é necessários para nossas reflexões de futuro (e presente também). Assista na Netflix: Assista no Youtube (escolha legenda em português, se preferir):

The Longing (O Desejo)

Em cada coração há um desejo Em cada alma um grito desesperado Para saber se a vida tem algum significado verdadeiro Ou se nós simplesmente vivemos e morremos Prazeres terrestres e posses Deixam o espírito que inunda secar Em cada coração há um desejo Que só Jesus satisfaz Em cada vida tem uma pergunta Há mais que o olho pode ver? E o que nós veremos do eterno Quando o poço dos dias secar? Então nós procuramos com tão poucas descobertas A diferença entre verdade e mentira Enquanto em cada coração há um desejo Que só Jesus satisfaz Mistério em uma encosta O mais puro amor expresso Lábios de culpa choram, me perdoe Naquele momento eu encontrei descanso Então nós procuramos com tão poucas descobertas A diferença entre verdade e mentira Enquanto em cada coração há um desejo Só Jesus satisfaz

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e sorrir e cantar e brincar e dançar e vestir-se com todas as cores e entregar-se a todos os amores experimentando a vida em todos os seus sabores sem preconceito ou pudor Tempo de entusiasmo e de coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso Essa idade, tão fugaz na vida da gente, chama-se presente, e tem apenas a duração do instante que passa ... ... doce pássaro do aqui e agora que quando s...